quinta-feira, agosto 21, 2008

The Three Amigos do Barcelona – Part 2

Ok, continuação do relato…

No segundo dia acordamos cedinho (09.30) e fomos de metro até à Pedrera. Este edifício é um dos mais importantes no que se refere a Gaudí.
É um prédio de apartamentos desenhado por ele e, na minha opinião, o mais bonito que vi. Gaudí explorava a geometria de forma a conseguir ter uma estética diferente dos demais. Por exemplo, para contrariar a ideia pré-concebida do arco já conhecido, ele inverteu o arco dando um efeito completamente diferente aos tectos. Chama-se o arco parabólico. Imaginem uma corda pendurada pelas duas pontas no tecto. A forma como pende é um arco parabólico. A influência maior do Arquitecto foi a corrente gótica. Logo, os arcos eram uma das características mais importantes dos edifícios. Mas para ele, as formas perfeitas estavam na natureza onde ele ia buscar a sua inspiração. “A linha recta é do homem, a curva pertence a Deus…”, dizia ele…
Posto isto, fomos visitar um apartamento que contém móveis originais do século XVIII. Dá-nos uma ideia bastante clara de como vivia uma família de classe média-alta naquela altura.
Depois fomos a pé até a Sagrada Família. Como se sabe, está por acabar. Diz-se que serão necessários 150 anos e milhares de artistas para conseguir decifrar e levar a cabo os desenhos deixados por Gaudí. O projecto final terá em altura o dobro daquilo que tem hoje. Verdade… O Sr. não fazia as coisas por menos… Era tão cioso das suas obras que em 1926 estava a admirar a sua Catedral e foi atropelado por um eléctrico… Acabou por falecer no hospital dias depois…
Gostei muito da Catedral. Se por um lado o nascimento de Cristo está retratado duma forma comum numa das faces do edifício, por outro, a sua morte está futurista. Se se olhar com cuidado percebe-se que os guardas que levam Cristo parecem-se com o Darth Vader da Guerra das Estrelas. Para aqueles que acreditam que Cristo era extraterrestre, Gaudí dá-lhes razão!
Não entramos na Catedral por acharmos que estando cheia de andaimes e o camandro, não valia o dinheiro… Ok pronto, tivemos de poupar nalgum lado… Somos jovens e pobres….
Fomos dar uma vista de olhos à casa Batilló onde não entrámos por acharmos que não seria muito diferente da Pedrera… Ok, somos somíticos…
Finalmente fomos para a praia. Já deviam ser umas 5 da tarde e estávamos cheios de calor, cansados, transpirados e a cheirar mal… Pelo menos os rapazes, porque uma mulher nunca cheira a “sovaco”!
Bem, nunca vi tantas mamas na minha vida. Os rapazes diziam estar no céu. Eu sentia-me demasiado vestida com a parte de cima do biquíni… Mas mantive o nível e não o tirei…
Dormi uma bela sesta na praia e depois lá fomos rumo a casa.
Depois do jantar fomos para as Ramblas novamente… Para além de alguns artistas de rua, não houve nada de especial a registar…
E pronto, o capítulo 2 está escrito…. Divirtam-se com as fotos…
As partes “suculentas” ainda estão para vir… Até aqui estávamos todos bem comportados… Quer dizer, mais ou menos… HEHE

Sem comentários: