quarta-feira, setembro 10, 2008

Te-ato - O teatro que te ata!

Hoje venho dar-vos a conhecer um grupo com o qual colaboro.
Não raras vezes se fala de cultura, ou melhor, a falta da mesma nos blogs que vou lendo. E tenho de concordar.
A cultura é vista como um acessório que as classes altas usam quando está na moda. Se tal peça de teatro está na moda, lá se aperaltam a senhoras e os senhores para irem apreciar uma noite no Teatro. Mesmo que não entendam o mínimo daquilo que se passou, estiveram lá e é isso que é "chique" e "in".
Aqui em Leiria a cultura é praticamente inexistente e a pouca que há mal sobrevive à falta de interesse geral pelas artes, seja ela qual for.
Mas existe um grupo de Teatro aqui em Leiria que há trinta e um anos encena peças desde os clássicos a peças escritas por dramaturgos conhecidos do nosso país. Não só apoiam a formação contínua dos que querem ser actores como incentivam, divulgam e levam à cena jovens e perfeitos desconhecidos dramaturgos. Foi devido a este grupo de Teatro que ganhei o gosto pela arte que repudiava como sendo "uma seca". No entanto, naquela sala já ri e chorei. Já passei semanas a pensar na peça que vi e nas mensagens subliminares que estavam por trás dos gestos e palavras dos actores e actrizes.Por isso, procurem lá nas vossas gavetas, abram a pasta onde guardam os escritos, falem com aquele familiar ou amigo que até escreve peças engraçadas mas nunca as encenou e enviem pelo site: http://teatroleiria.com.sapo.pt/
Além disso, as peças são realmente boas e se quiserem cá vir assistir, tenho todo o gosto em acompanhar-vos.
Para os professores, existem peças dirigidas à Infância e Juventude, com um sentido pedagógico que visa a criação de novos e futuros públicos. Se quiserem trazer cá os vossos meninos e adolescentes e jovens são bem vindos!Os contactos necessários estão no site.
E pronto, tenho dito!Dêem uma vista de olhos ao site.
O símbolo do grupo ficará, também, no lado esquerdo do meu blog. É só clicarem para entrar.

6 comentários:

ematejoca disse...

Uma das minhas paixoes é o teatro.
Fiz parte do Teatro Experimental do Porto.
Este teu texto sobre o teatro é muito do meu gosto.
Que prazer tinha de visitar esse teu teatro. Talvez um dia vá a Leiria e entao nao vou perder.
Gostava de ter o selo no meu blogue, pode ser?

Que idade tinhas quando deixaste a África do Sul?

Boa noite, kleiner Fuchs!

Vivian disse...

...estive lendo teu post anterior, e concordo contigo quanto a ausencias de amigos virtuais que tanto nos cativam...portanto penso que a única coisa ruim deste mundo cibernético, é o poder que temos de tocar a tecla "del" e adeus!...e muitas vezes nem sabemos os motivos, e nem podemos nos defender de qqr coisa que os levaram a afastar-se de nós...ro resto, amo tudo por aqui...blogs inteligentes, então, nem se fala! rss...muahhhhhh

BC disse...

Boa noite raposita.
Que satisfação saber, que existe cultura ainda por esse país fora.
E O TEATRO É TÃO IMPORTANTE.
Sabes o meu pai quando eu era pequena chegou a encenar peças no colégio onde nós andávamos e a minha mãe era professora.
Eu fazia ballet, e fiz durante anos, acho que foi a minha grande frustração ter deixado o ballett clássico, gostava, e acho que tinha algum jeitinho.
Paciência ficam as lembranças.
Sorrisos e beijinhos da minha cidade dos afectos e continua....
BC

ematejoca disse...

O logo azul é lindíssimo. Mil agradecimentos, kleiner Fuchs.
Coloquei-o nos meus 3 blogues.

Saudacoes de Düsseldorf!

Fátima André disse...

Vou explorar e divulgar.
Beijos e Sorrisos Tribais :)

Anónimo disse...

o pessoal do TE-ATO é optimo *.*
saudades do João Lazaro e de todos os outros claro