quarta-feira, janeiro 10, 2007

Alegoria da roda dentada

Imagem mental: Duas rodas dentadas. Cada uma tem uma pega que a faz girar. Separadas são completamente inúteis. Juntando as duas e rodando as pegas no mesmo sentido as rodas encaixam e criam sinergia - movimento. Existem problemas no entanto.
1º - as rodas dentadas têm de ter um tamanho similar, senão encorre-se no erro da roda mais pequena ser suprimida pela maior, esta última tem o trabalho todo e acaba por gastar-se a si, assim como tornar a menor inútil com o tempo pelos seus dentes sobreporem-se à mais pequena. Dá-se a inércia devida a incompatibilidade.
2º - as rodas tem o mesmo tamanho mas existe algo que se encrava entre as 2 e se as duas rodas não tiverem força suficiente para partir o objecto k se entalou entre elas... inércia devido a terceiros.
3º - uma das rodas gira mais depressa que a outra e começa a haver um desfazamento no suposto movimento harmonioso ( quase simbiótico ) das rodas acaba por não acontecer porque uma não acompanha a outra gastando-se uma mais depressa que a outra e acabando por deixar de haver um encaixe. Inércia devida a forças maiores.
A perfeição da alegoria reside na capacidade de encontrar a roda dentada perfeita para a nossa, alimentá-las com uma qualquer energia e criar um rodar conciso e regular tendo sempre em conta as pequenas avarias que podem suceder, tendo cada uma das rodas a capacidade de acompanhar o desacelerar e acelarar de cada uma das rodas. A simbiose perfeita.
Agora mudem as rodas dentadas por pessoas.... Resultaria em qualquer relação humana?
E esta hein?
Há coisas fantásticas, não há?

Sem comentários: