segunda-feira, janeiro 28, 2008

Não acredito em bruxas mas…

Sofro de uma patologia que se chama Bruxismo… Trata-se de ranger os dentes durante o sono…
Sendo quem sou não podia deixar de pesquisar o porquê do nome… Calculei que, obviamente, teria qualquer coisa a ver com bruxas e… tem!
O nome advém da Idade Média. Acreditava-se que quem rangia os dentes durante a noite: “estava tomada por um feitiço ou uma bruxaria”. Hum… Talvez a resposta não esteja nos métodos “convencionais” de cura mas, quiçá, num exorcismo ou numa qualquer mistela dita poção mágica!
Estou a imaginar-me sentada à frente dumas velhas com verrugas nas pontas dos narizes que mexem um líquido qualquer dentro dum caldeirão e que dizem encantamentos enquanto juntam olhos de sapo e unha de dragão…
Uma imagem muito “Shakespeariana” em Macbeth:
“Double, double toil and trouble;
Fire burn and cauldron bubble.”
Além disso até nas minhas doenças sou extraordinária! É que o Bruxismo pode ser cêntrico ou excêntrico. Sendo o primeiro caso o apertar os dentes e o segundo o apertar dos dentes acrescido dum movimento lateral da mandíbula. Como seria de esperar, sou uma enfeitiçada excêntrica!
Mas porque sou tão céptica em relação às coisas? É pena… Nem que fosse efeito placebo, uma boa poção podia até curar-me… Isto de não ser supersticiosa… Agora tenho de ir gastar dinheiro a comprar umas capas para as favolas que começam a ficar gastas e afiadas com esta coisa excêntrica que faço de noite sem dar conta. Só sei que o fiz porque me dói o maxilar no dia seguinte ou alguém que tenha dormido comigo queixa-se que o barulho é tal que os acorda!
Se se tratasse de ranger os dentes por estar a sonhar com um qualquer repasto ou outra situação agradável que me levasse a salivar juntamente com o movimento mandibular ainda era aceitável… Mas não deriva de delírios oníricos mas de, dizem, “situações de alto stress”.
Ora, se estivessem tomados por um feitiço ou bruxaria também não estariam stressados???

Sem comentários: