sexta-feira, outubro 24, 2008

O novo homem da minha vida…

… é sueco. Como prometido a algumas pessoas do meu círculo mais íntimo aqui do mundo virtual, passo a explicar o porquê dos meus textos mais depressivos e dolorosos.

Aqui há uns tempos fui fazer umas análises de despiste para confirmação duma possível Fibromialgia. O diagnóstico estava feito mas o Neurologista, sendo um céptico em relação a esta doença, achou por bem testar o meu sangue para tudo o que existe nas nossas células sanguíneas.

Descobriu-se que tenho marcadores genéticos para uma doença auto-imune. Fiquei, literalmente, lívida e faltou-me a força nas pernas quando desliguei o telemóvel. Tenho um tio que tem uma doença auto-imune gravíssima e já me imaginava no pior dos cenários.

Para vos poupar uma procura no Google, as doenças auto-imunes são aquelas em que os nossos anti-corpos, que têm o objectivo de nos proteger contra infecções, bactérias, vírus e afins, resolvem atacar variadas partes do nosso corpo. A razão desta agressão interna continua um mistério para a comunidade científica.Consoante o alvo escolhido pelos anticorpos as doenças variam no nome e gravidade. Por exemplo, a esclerose múltipla destrói o tecido que reveste as células do sistema nervoso central; a Miastenia Gravis prefere aniquilar as válvulas… Não, não tenho nenhuma das duas. Recuso-me a dizer o nome daquela que me foi diagnosticada para que não se ponham a investigar… Existem assuntos que merecem ficar na ignorância.

A que me saiu na lotaria não é das piores. Nem em termos de sintomas nem na rapidez a que leva à total e irreversível degradação do corpo. Nem sei se já se manifestou ou não… Passo a explicar: os marcadores genéticos referem-se a uma predisposição para determinada doença ou condição. Não existe uma obrigatoriedade de alguma vez vir a sofrer da doença contudo tenho de ser vigiada de 6 em 6 meses e estar atenta a qualquer alteração fisiológica relacionada com a síndrome.

De momento, estou condicionada a fazer uma vida o mais saudável possível para que, juntamente com medicação adequada, consiga estabilizar ao ponto de fazer desaparecer todos os outros sintomas que fui criando em 12 anos de doenças, exames e médicos de todas as especialidades.Daqui a 3 meses repetirei as análises e encontrar-me-ei de novo com o Internista para delinearmos um “plano de acção”.

Como me sinto? Assustada. Injustiçada. Cansada. Triste.A sensação de ser uma bomba-relógio não me agrada. Muito menos a incerteza daquilo que realmente se passa comigo. Contudo, nada de preocupações. Estou a digerir a informação que ainda é recente e, daqui a nada, estarei novamente “pronta para outra”.

E como o prometido é devido, cá têm a explicação.

7 comentários:

Tanacea disse...

Always true to your word... one of the many things I love about you...

BlueVelvet disse...

Um grande abraço e não esquecer a comidinha saudável.
Muitos beijinhos

f@ disse...

Olá Renard... e beijinhos... como tenho andado ausente e sem tempo para nada - o que não é desculpa para nada... e a esta hora chego aqui e com este título... esperava tudo mesmos isto...imagina que assim à primeira vista imaginei oh vai ter um bébé...
depois de te ler 2 vezes penso que tu vais superar tudo isso... com mta força e ajuda de todos que gostam de ti... e nem sei + o que dizer... beijinho gigante

Marta Vinhais disse...

Coragem...
Claro que sim; há muita informação a ser digerida e ficamos sempre desorientadas durantes uns tempos...
Mas enfrenta-se, não é????
Beijos e abraços
Marta

1/4 de Fada disse...

Acho que tu sabes que eu vivi com uma pessoa que também tem uma espada de Dâmocles permanentemente sobre a cabeça e que continuo muito sua amiga, por isso penso ter uma ideia do que está a sentir. Tenho andado ausente devido a excesso de trabalho... Muitos beijinhos.

BC disse...

Para mim não foi novidade, uma vez tinhas-me falado em qualquer suspeita já nesse sentido, e eu fiquei algo desconfiada quando tudo isto aconteceu.
Mas também sei que é mais uma batalha que vais superar e a medicina está tão adientada que tudo vai correr bem, vais ver.
ÉS UMA RAPARIGA FORTE.
Raposa para a frente!!!
Beijinhos cheios de força
BC

Clarinda Galante disse...

Claro que sim, e...verás que tudo se leva da melhor forma. E sabes , estou por aqui sempre....é só chamares!!!
FORÇA E NADA VAI ACONTECER!!!!!
Jocas
Et voilá j'ai besoin d'un amie....