quinta-feira, novembro 29, 2007

Lítio


Será que necessito dele?
Há algum tempo que matuto sobre a possibilidade de sofrer da doença bipolar.
Patologia que se caracteriza por fases maníacas ou hipomaníacas, hiperactividade e grande imaginação e fases de depressão, de inibição, lentidão na concepção de ideias e das realizar, e ansiedade ou tristeza.
A minha inconsistência de humor e a complexidade dos meus estados de espírito levam-me a desconfiar que algo mais se passa…
Disfunções da Glândula Tireóidea, Fibromialgia, Problemas de Ansiedade, Depressão, Anorexia Nervosa, Stress Pós-Traumático… Já tudo me foi diagnosticado, tratado e nada mudou….
Claro que ficaram pontas soltas, ficam sempre. Mas com a módica quantidade de comprimidos que tomo diariamente pensou-se que se controlaria este “mau feitio”.
Os episódios maníacos tinham melhorado, assim como, os ataques de ansiedade/pânico e a vontade de morrer.
Depois a tensão começa a aumentar por uma ou outra razão e lá vou eu outra vez…
Desta feita, pensei, se falhei em “curar-me” depois de tantos especialistas, exames e compostos químicos talvez, só talvez, o problema não seja físico e/ou neurológico mas sim do foro psicológico/psiquiátrico…
Enchi-me de coragem e fui a quem, dizem, percebe dessas coisas.
Escolhido a dedo, pensei que estivesse à minha medida. Pensei que me desse luta. Que me abrisse o horizonte e me desse aquele outro ângulo, o que me faltava, para ver o valor da vida.
Nada disso! Confundiu-me ainda mais com palavras e gestos que se fundiram em mim. Não melhorei. Chorei, gritei, embirrei, amuei, magoei. Não piorei.
O ciclo fechou-se. Passei de normal a maníaca, de maníaca a pateta alegre, de pateta alegre para triste, de triste para enraivecida, de enraivecida para triste. Triste é normal estou outra vez normal.
Será que a resposta reside no lítio?

2 comentários:

Ricardo Santos disse...

E se a resposta residir apenas em ti? já pensaste nas coisas que existem em ti e que desconheces? ou conheces-te bem? e esse bem é um todo?... :)

renard disse...

Claro que a resposta reside em mim. Encontramos semre as resostas na confusão onde está instalada as perguntas, não?