domingo, janeiro 06, 2008

Puzzle

Aconchego-me. Coloco os auscultadores nos ouvidos e carrego no “play”. O som que ouço, incessantemente, há meses ressoa na minha cabeça. Acalma-me. Algo se mantém imutável. As sensações que me provocam deixaram de ser as mesmas… Escutava-as enquanto fazia, lentamente, o caminho de minha casa até à Praça. Ia sempre com um sorriso na cara e acompanhando mentalmente as letras que sei de cor. Sentia-me bem. Enchia os pulmões de ar frio e sorrindo acenava com a cabeça aos conhecidos que se cruzam comigo.
Mau hábito este de chegar adiantada aos compromissos. Para fazer tempo dava um pulo à Sé e sentava-me nos bancos traseiros a contemplar o altar. Sítio lúgubre, escuro e cheirando a cera, arrepiava-me em pequena. Agora, transmite-me leveza. Não a ideologia que lá se professa. Essa não condiz comigo. Mas a quietude que impera nestes espaços… A grandeza… A História… A paz… Bem sei que a pedra basilar é a hipocrisia. E daí? Não o é em todo os quadrantes da nossa vida? Em nós próprios? Naqueles que amamos?
Os sinos tocavam a hora certa e lá ia eu na expectativa de mais uma hora de revelações depois de uma semana de trabalho…
Passaram-se séculos… Agora ouço as mesmas músicas mas com passo acelerado e cabeça baixa para chegar a tempo. Saio de casa com tempo contado. Aqueles minutos que tirava para mim, agora angustiam-me. Chego e já os sinos tocam. Subo as escadas e o peito aperta. Quero que o tempo passe depressa. Tal como nas doutrinas professadas na Igreja onde me refugiava, não tenho fé nas que me vão ser relatadas agora.
Ontem decidi começar uma investigação sobre fraquezas e fragilidades humanas. As minhas. Como peças de um puzzle imprimi quase uma resma de folhas de comunicações que tenho mantido guardadas. Quero e vou perceber o que raio se passou. Só para mim. Impera-se que o faça. O que me levou a sentir-me assim. Pode demorar eternidades, como pode ser apenas e só uma epifania. Ou nunca perceber. Talvez premissas tenham ficado por dizer. Calculo que sim...
Possivelmente, ao acabar o puzzle possa voltar a fazer o caminho de minha casa até à Praça de cabeça erguida… Ou, então, deixar de o fazer de todo…
Vou-me aconchegar ouvindo esta banda sonora e voltar à dura tarefa de montar o puzzle…

Sem comentários: